Introdução a Histologia Humana.
A histologia por sua vez permite a descrição e estudo dos tecidos resultantes da diferenciação e especialização que as células alcançam durante a efetivação desses processos envolvidos na embriologia do desenvolvimento.
Embriologia é a ciência que se dedica à compreensão dos processos que determinam as alterações estruturais e funcionais pelas quais um embrião passa e que culminam em seu desenvolvimento.
O surgimento da multicelularidade trouxe, assim, algumas vantagens, tais como:
-Maiores chances de sobrevivências para os seres multicelulares, visto que a morte de uma célula não implica na morte do indivíduo oque não acontece com seres unicelulares.
-Normalmente, os seres multicelulares apresentam dimensões corporais maiores em relação aos unicelulares conferindo-lhes portanto maior resistência corpórea.
Tecidos Humanos
Observaremos de forma detalhada a apresentação dos tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e do tecido nervoso.
Tecido Epitelial:O tecido Epitelial corresponde à única variedade de tecido formado a parti da diferenciação das células de qualquer um dos três folhetos embrionários. Consiste, em grande parte ou totalmente de células justaposta com pouco matéria extracelular entre elas, e as células s dispõe em folhetos contínuos, seja em camadas únicas ou múltiplas.
Tecido Conjuntivo :De origem mesodérmica o tecido conjuntivo é um dos tecidos mais abundantes e de distribuição ampla no corpo.Em suas formas variadas o tecido conjuntivo tem muitas funções.Ele uni, sustenta e reforça outros tecidos do corpo protege e isola órgãos internos, compartimenta estruturas como os músculos estriados esqueléticos.
Tecido muscular:apresentando também origem mesodérmica, o tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais sendo constituídos por células alongadas e que contém grande quantidade de filamentos citoplasmáticos,responsáveis pela contração.A diferenciação das células musculares ocorre principalmente devido a um processo de alongamento gradativo, com simultânea síntese de proteínas filamentosas.
Tecido nervoso: Possuindo origem ectodérmica,o tecido nervoso formasse basicamente por dois grupo celulares:neurônios e neuróglia. Os neurônios(células nervosas) são considerados unidades básicas do processamento de informações, sendo profundamente espacializados na condução de impulsos nervosos.A neuróglia(-glia = cola) sustenta, nutri e protege os neurônios e mantém a homeostase no líquido intersticial "Banha os neurônios."
Células- tronco
Tipos de células-tronco: células-tronco embrionárias totipotente,Pluripotentes,Multipotentes.
Células-tronco totipotentes:ogo após a fusão do espermatozoide com o óvulo,a célula ovo resultante começa a sofrer clivagens consecutivas: uma células em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante.
Células-tronco pluripotentes:Após setenta e duas horas decorridas da fecundação, as divisões alcançam cerca de cem células, etapa do embrião denominado blastocisto.
Células-tronco adultas multipotentes:Após iniciado o processo de diferenciação, as células embrionárias começão a sofrer modificações morfogenéticas que permitem surgir os folhetos germinativos observados anteriormente:Ectoderma,Mesoderma e Endoderma.
Muito bom, continuem atualizando!!!
ResponderExcluir